Projeto pode ser entendido como um esforço de um grupo de pessoas para se atingir determinado objetivo exclusivo, que pode ser um produto, serviço ou resultado. E para que se obtenha sucesso neste empreendimento, é necessário que o gerenciamento do projeto ocorra de maneira efetiva, aplicando-se conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas aos requisitos deste projeto.
Neste contexto, dado o aumento do desenvolvimento tecnológico nas diversas áreas da sociedade, o desenvolvimento de softwares e aplicativos representam uma parcela significativa dos projetos planejados e executados na atualidade. Desta maneira, gerenciar de forma efetiva os projetos da área de Tecnologia da Informação é de grande importância para as organizações.
Gerenciar projetos, entretanto, já é um grande desafio, pois há diversos conhecimentos envolvidos, tais como escopo, custo, prazo, qualidade, comunicação e aquisições, e também várias pessoas, muitas vezes com objetivos e expectativas conflitantes. Além disso, como cada projeto é único, sempre há muitos riscos inerentes ao seu desenvolvimento.
Muitas são as causas das falhas em projetos. Há fatores externos, que não podem ser controlados pelo ambiente do projeto, tais como, volatilidade do mercado, cenário político e econômico. E também fatores internos, como a cultura organizacional, ou as falhas de gestão, como metas e objetivos mal estabelecidos, orçamento e prazo irreais, falta do entendimento do escopo, dos requisitos e da real complexidade do projeto, falta de experiência, conhecimento ou habilidades de liderança do gerente do projeto, por exemplo.
Nos projetos de Tecnologia da Informação, em especial, alguns fatores tornam este gerenciamento ainda mais crítico, pois muitos dos objetivos não são tangíveis, sendo um desafio para a equipe compreender e alinhar os requisitos. Muitas vezes, nem o próprio cliente sabe exatamente o que quer ou precisa, dificultando ainda mais a vida do gerente do projeto. Outro grande desafio em muitas equipes está na comunicação e integração, pois às vezes o escopo do projeto é dividido entre várias equipes, que não raramente ficam em ambientes físicos distintos.
Desta maneira, o gerente de projetos de TI, deve possuir sólidos conhecimentos de gestão de projetos, habilidades de liderança, comunicação e negociação, deve conhecer ferramentas de gestão e planejamento e técnicas que o auxiliem a extrair do cliente as informações necessárias, alinhar com a equipe o que deve ser feito, planejar adequadamente como fazê-lo e acompanhar o desempenho da execução.
A capacitação em gerenciamento de projetos é essencial aos gerentes de desenvolvimento de softwares e, muitas vezes é necessário contratar uma consultoria em gerenciamento de projetos para auxiliar no aumento da maturidade da organização em gestão de projetos ou mesmo para gerenciar algum projeto específico.
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